Santa Adélia participa do treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou essa semana o treinamento regional da Operação São Paulo Sem Fogo, em São José do Rio Preto. Santa Adélia esteve presente, com membros da Comissão Municipal de Defesa Civil e servidores municipais.
A ação preparatória abrangeu 96 municípios da região e contou com atividades teóricas e práticas. O treinamento foi organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros e apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O objetivo foi capacitar as equipes dos municípios para atuarem preventivamente frente à estiagem e formar brigadas para combate a incêndios em cobertura vegetal. O treinamento teórico contou com instruções técnicas referentes a temas como plano de contingência, previsão meteorológica, emissão de alertas e regras de segurança em deslocamento no terreno. Na parte prática, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, foram atividades de combate direto, como uso de fogo contra fogo e abafadores, e de combate indireto, como a abertura de aceiros.
“Santa Adélia procura estar presente em todas as capacitações promovidas pela Defesa Civil. É de extrema importância que a nossa equipe seja sempre capacitada para oferecer o melhor atendimento para a população”, disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva, que sempre tem buscado melhorias para o setor. Nos últimos anos foram conquistados um caminhão-pipa para os distritos (o município já possui um), além de um veículo próprio para a Defesa Civil.
A capacitação em São José do Rio Preto foi ministrada pela chefe de instrução da Defesa Civil Estadual, capitã Lidiara Lenarduzzi. O trabalho preventivo de 2024 deverá ser intensificado, pois os institutos meteorológicos demostram possibilidades de um período de seca mais severa no ano, já a partir de maio prosseguindo até o final de setembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação